Falso: A destruição da Catedral de Odessa não foi encenada

Apurado pelo site Facta 🇮🇹

Em 25 de julho de 2023, umvídeomostrando alguns segundos de uma transmissão de televisão que foi ao ar no canal de notícias britânico Sky News . 

Na filmagem, duas pessoas no estúdio são vistas comentando em inglês sobre imagens de pessoas carregando destroços depoisA destruiçãovista da Catedral Ortodoxa da Transfiguração em Odessa, cidade na Ucrâniadeclaradopatrimônio da Unesco, que ocorreu durante aataque russopara a cidade que ocorreu em 23 de julho de 2023. O Kremlinele negouter atingido o prédio religioso falando de um erro da antiaérea ucraniana.

O vídeo é acompanhado por um comentário, escrito pelo autor da postagem, que diz: «Na Sky News, os âncoras discutem um suposto ataque da Rússia a um templo. No entanto, na filmagem apresentada como ‘evidência’, uma mulher é vista levantando sem esforço pesadas lajes de concreto contra o pano de fundo da Catedral de Odessa. A referência está no minuto 00:10 do vídeo da postagem, no qual uma mulher é vista levantando entulhos retangulares e grossos de cor cinza. Quem compartilhou o conteúdo, portanto, sugere que o vídeo seria a prova de que os graves danos à Catedral da Transfiguração em Odessa são encenados porque os restos do prédio são na verdade falsos, portanto, objetos cênicos. 

Trata-se de conteúdo enganoso, que transmite notícias infundadas.

Primeiro, a Catedral Ortodoxa de Odessa foi realmente danificada, conforme documentado porfoto,vídeoEreportagens jornalísticasno campo.

Esclarecido este aspecto, passemos ao vídeo em análise. O vídeo comentado em estúdio pelos dois jornalistas da Sky News faz parte de umserviço jornalísticofeito na hora pelo jornalistaDilnya RahmanDerudaw, um site de notícias baseado na região do Curdistão do Iraque.Às 01:29do relatório, carregado em 23 de julho de 2023 na conta oficial da mídia iraquiana no YouTube, a mulher pode ser vista, dentro da catedral danificada, levantando os escombros cinzentos mencionados na postagem em análise. Enquanto isso, o jornalista conta que vários moradores, após o ataque russo à cidade, foram até o prédio religioso danificado para ajudar na limpeza do local. Um fato documentadotambém de outros jornais…

Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹