Falso: A deputada federal Erika Hilton será ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos?

Apurado pelo site E-Farças

É verdade que a deputada federal transgênero Erika Hilton foi convidada para ocupar o cargo de ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos?

A notícia ressurgiu nas redes sociais na segunda semana de outubro de 2024 e afirma que a deputada federal Erika Hilton teria sido convidada para liderar o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Segundo o que se espalhou, Hilton passaria a ser a primeira mulher transgênero a ocupar um ministério, mas será que isso é verdade ou mentira?

Erika Hilton foi uma das 4 mulheres trans eleitas em 2022, e a primeira parlamentar transgênero a ser líder de uma bancada no Congresso Nacional, em 2024. No entanto, não encontramos nenhuma menção a convites para ministérios em jornais ou publicações oficiais.

Outro detalhe importante é que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) – criado em 2019 – foi divido em dois em 2023, na gestão atual da Presidência, se tornando o Ministério das Mulheres e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

O Ministério das Mulheres é comandado por Cida Gonçalves e o outro, dos Direitos Humanos e Cidadania, está sob o comando de Macaé Evaristo.

Em outubro de 2022, a própria parlamentar denunciou rumor semelhante envolvendo seu nome nas redes sociais. Na ocasião, Hilton pediu para seus seguidores não interagirem com essas publicações maldosas, como podemos ver no seu perfil no Twitter:

Procuramos nas 394 propostas legislativas de autoria da deputada Erika Hilton no site da Câmara dos Deputados e não encontramos nenhum dos supostos projetos citados no texto compartilhado nas redes sociais. Em relação à suposta proposta da disponibilização de cirurgias de colocação de silicone gratuitamente pelo SUS, isso já é realidade há mais de uma década. Pessoas transgênero também tem direito à cirurgia.

Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:

Não é verdade que a deputada trans Erika Hilton foi convidada para ocupar o cargo de ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos! Essa notícia falsa circula desde 2022, e vem sendo desmentida desde então! 

..

Veja a apuração completa no site E-Farças