Falso: ‘A Cruz Vermelha deve fechar abrigos na Carolina do Norte em 15 de novembro. As famílias que estão nesses abrigos estão sendo informadas: ‘Se vocês não tiverem um lugar seguro para levar seus filhos, não sairão com eles.”

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Um usuário de mídia social afirma que as vítimas do furacão Helene correm o risco de perder seu abrigo — e seus filhos — após a tempestade.

Helene atingiu o oeste da Carolina do Norte em 27 de setembro, causando inundações recordes nas áreas montanhosas do estado. A tempestade matou pelo menos 100 pessoas na Carolina do Norte e deslocou centenas de outras. 

Em uma publicação no X de 12 de novembro , uma conta chamada “The Disrespected Trucker” publicou um vídeo no TikTok de um homem que se autodenomina “Appalachian Prepper”. No vídeo, o homem diz que as autoridades planejavam assumir a custódia de crianças cujos pais não tinham encontrado um lugar para morar.

“A Cruz Vermelha deve fechar abrigos na Carolina do Norte em 15 de novembro. As famílias que estão nesses abrigos estão sendo informadas: ‘Se vocês não tiverem um lugar seguro para levar seus filhos, não sairão com eles. As autoridades ficarão com eles'”, diz um homem no vídeo. 

Vimos alegações semelhantes em outras plataformas de mídia social…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸