Falso: A conta Novas Gerações do PP não twittou que “vão parar o sanchismo como em 36”

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

Não há registros de Nuevas Generaciones ter publicado um tweet mencionando o golpe de 1936, é uma montagem

Está circulando nas redes sociais uma captura de tela de um suposto tuíte publicado por Nuevas Generaciones do Partido Popular (PP), que garante que o popular “vai acabar com o sanchismo e seus excessos como já fizemos em 1936”, em referência ao levante militar de julho de 1936, que precedeu a Guerra Civil. No entanto, é falso e é uma montagem que se faz passar pela conta do Twitter de Nuevas Generaciones. O tuíte original que os jovens do PP publicaram se limita a parabenizar o deputado Carlos García Adanero por ter obtido sua cadeira. 

“Vamos, @GarciaAdanero! Com ele, já são 137 homens e mulheres do Partido Popular que vão acabar com o sanchismo e seus excessos como já fizemos em 36”, diz o suposto tuíte do Novas Gerações do PP. A publicação é acompanhada por uma fotografia de García Adanero , o parlamentar que deixou a UPN (Unión del Pueblo Navarro) e que retorna ao Congresso dos Deputados nas listas do PP graças à cadeira obtida após o escrutínio da votação do CERA em Madri. 

Newtral.es contatou Nuevas Generaciones del PP para perguntar sobre a captura de tela do tweet, mas na data de publicação desta verificação não houve resposta…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸