Apurado pelo site E-Farças
A notícia foi publicada em diversos sites e blogs, além de ser bastante compartilhada em grupos de WhatsApp e Telegram, na primeira semana de julho de 2023. De acordo com o texto, o ônibus da banda de forró Arriba Saia teria sido apreendido em Feira de Santana (BA) no dia 02 de julho, e o vocalista Rony Brasil conduzido para a Delegacia Territorial por causa de uma música que foi gravada por ele, chamada “Alexandre de Moraes”.
A notícia também afirma que a banda foi obrigada a retirar a canção de todos serviços de música online em 24 horas, mas será que isso é verdade mesmo?
A notícia é falsa!
A música “Alexandre de Moraes” ainda está disponível no canal da banda Arriba Saia no Youtube desde o dia 11 de abril de 2023, mesmo após as 24 horas supostamente dadas pela Justiça como limite para ser retirada. Se isso fosse verdade mesmo, o Spotify – serviço de streaming de músicas – já teria retirado a música de seu catálogo. O que também não aconteceu!
As publicações a respeito apresentam diversas versões. Algumas delas, afirmam que apenas o vocalista havia sido preso. Outras dizem que toda a banda foi levada para a delegacia. Já outras versões juram que eles foram levados pela Polícia Federal, ou pela Civil (ou pela Polícia Militar, em algumas versões).
Acontece que, no dia seguinte à alegada prisão, a 27ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) enviou uma nota ao site Achei Sudoeste, esclarecendo que não houve prisão alguma por parte deles e que as informações espalhadas são inverídicas. A corporação explicou que foi acionada pela prefeitura municipal para realizar a escolta do ônibus que trazia os músicos até os fundos do palco para a apresentação do grupo, o que foi feito. No entanto, não houve encaminhamento de nenhum músico para a delegacia ou para qualquer outro local.
O site Bahia Notícias conversou com o comandante da companhia da PM, major Alexandre Messias, que informou não ter havido nenhuma apreensão nem detenção da banda por parte dos militares.
Outro órgão que negou o caso foi a Polícia Federal, que enviou uma nota ao site BNews para explicar que não houve abordagem por parte da PF por conta da canção:
A Polícia Civil de Feira de Santana também informou que não houve nenhuma ocorrência registrada no local:..
Veja a apuração completa no site E-Farças