Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Circula no Twitter uma suposta captura de tela de uma nota do El Tiempo na qual o ex-prefeito de Medellín e atual candidato a repetir o cargo pelo partido Creemos, Federico ‘Fico’ Gutiérrez, é parente do Exército de Libertação Nacional (ELN ) .
A manchete que aparece na imagem diz: ” ELN recebeu ordens de FICO Gutiérrez para sequestrar e extorquir estrangeiros” (sic). Ele é acompanhado por um resumo que indica: ” O caso envolve Mariano Zea Ospina, um guerrilheiro do ELN que trabalhou com Gustavo Villegas, secretário de segurança da FICO Gutiérrez ” (sic). Duas fotos aparecem na aparente notícia, uma de Gutiérrez e outra de Zea Ospina, mas nenhuma data de publicação é mostrada.
A captura de tela foi compartilhada pela usuária @Marianinicheve, que se identifica como advogada, jornalista e porta-voz do Movimento pela Vida, MoVidCol, relacionado ao petrismo. Em seu trinado ele aponta: “Essa notícia não é Fake? Porque é muito grave que esse mesmo personagem volte à prefeitura de Medellín” (sic).
Colombiacheck corroborou que se trata de uma montagem, já que o El Tiempo nunca publicou tal artigo. Portanto, classificamos o conteúdo como falso.
A captura inclusive circulou pelo menos desde maio do ano passado ( 1 , 2 ), quando o político do Paisa foi candidato no primeiro turno das eleições presidenciais do país , e reaparece agora que oficializou sua candidatura à Prefeitura de Medellín novamente, que já ocupou de 2016 a 2019…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴