Falso: A alegação de sedação com vacina sonolenta ainda é um absurdo

Apurado pelo site AAP 🇦🇺

Um meme viral está sendo usado para afirmar que os profissionais de saúde australianos foram autorizados a administrar vacinas contra a COVID-19 a pacientes sob sedação sem o seu consentimento.

Isto é falso. O conselho do Grupo Consultivo Técnico Australiano sobre Imunização (ATAGI) aos médicos desde o início de 2022 afirma claramente que as vacinas só podem ser administradas a pessoas sob sedação com o consentimento informado de um paciente, dos seus pais ou tutores. 

O conselho diz respeito às opções para vacinar australianos consentidos que possam ter ansiedade, fobia de agulhas ou distúrbios comportamentais. 

Dezenas de postagens no Facebook compartilharam um gráfico contendo supostos conselhos do ATAGI, o órgão consultivo nacional de vacinas, sobre a vacinação de pacientes contra o vírus quando estão sedados.

“As vacinas também podem ser administradas de forma oportunista enquanto os pacientes estão sendo sedados para procedimentos não relacionados”, diz o gráfico.

Algumas das postagens compartilham uma captura de tela do Instagram que diz: “O governo australiano publica um aviso assustador aconselhando as autoridades de saúde a administrar vacinas de forma ‘oportunista’ a pacientes que estão sob sedação ou anestesia (sic). Isso é horrível.”..

Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺