Apurado pelo site AAP 🇦🇺
Postagens nas redes sociais afirmam que o YouTube declarou ter a “responsabilidade moral” de fraudar as eleições presidenciais dos EUA deste ano em favor do presidente democrata Joe Biden.
A afirmação é falsa. O YouTube não fez tal declaração e as postagens que afirmam que sim estão repetindo uma manchete infundada publicada em um site de conspiração.
Uma versão da afirmação está em uma postagem no Facebook que inclui uma compilação de vídeos de comentários antigos feitos pelo presidente Biden falando sobre legislação de integridade eleitoral e questões de fraude eleitoral, com uma captura datando de antes das eleições de 2020 nos EUA e outra de 2022 .
A postagem apresenta uma captura de tela de um artigo publicado no site de conspiração The People’s Voice com a manchete “O YouTube declara que tem ‘responsabilidade moral’ de fraudar a eleição de Biden”.
O texto da postagem, copiado do artigo, diz: “De acordo com a diretora de produtos do YouTube, Johanna Voolich, o YouTube está focado em garantir que Trump não coloque os pés na Casa Branca novamente”.
“Voolich diz que a estratégia do YouTube para ajudar a fraudar a eleição de Biden poderia ser resumida como quatro Rs – ou seja, a abordagem de conteúdo do YouTube ‘remover, aumentar, recompensar, reduzir’ – isso é de acordo com um blog publicado pelo próprio YouTube.”..
Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺