Falso: 8 de Janeiro: boatos falsos sobre ‘infiltrados’ continuam a circular um ano depois dos ataques

Apurado pelo site Estadão Verifica

Relembre as narrativas enganosas sobre os atos antidemocráticos que foram desmentidas pelo Estadão Verifica
Um ano após os ataques de 8 de Janeiro, em Brasília, usuários nas redes sociais ainda difundem a versão falsa de que a destruição das sedes dos Três Poderes foi causada por “infiltrados” nos protestos. Essa foi uma narrativa que continuou a circular ao longo do ano em peças de desinformação, muitas vezes compartilhadas por agentes públicos.

“Quem quebrou tudo foram os esquerdistas infiltrados. Está tudo nas imagens”, diz um post identificado pelo Estadão Verifica, publicado no último dia 29 de dezembro. Outra postagem opina, no final de novembro, que “a esquerda escondeu os infiltrados do debate (na CPMI do 8 de janeiro)”.

Após o 8 de janeiro, o Estadão analisou horas de transmissões ao vivo, listas de passageiros de ônibus, postagens em redes sociais e centenas de imagens que comprovam que os atos foram premeditados e organizados nos mínimos detalhes por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e não foram uma ação espontânea. As imagens analisadas pelo jornal apontaram a identidade de 88 participantes dos atos…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica