Apurado pelo site Snopes
Um vídeo de uma criança coberta de gelo em uma pequena caixa circula online há vários anos, ligado a vários rumores diferentes. Em outubro de 2019, o vídeo se tornou viral novamente quando foi compartilhado no Twitter junto com a alegação: “Cerca de 300 crianças encontradas congeladas vivas para fins de venda de órgãos para transplante”.
AVISO DO VISUALIZADOR: O vídeo no centro deste boato contém imagens de uma criança morta e pode não ser adequado para todos os espectadores.
Este vídeo (postado abaixo) também foi compartilhado com outras reivindicações sobre esta criança. Quando se tornou viral pela primeira vez em 2017, foi anexado a um boato de que o menino entrou no refrigerador enquanto seus pais embalavam legumes no gelo. Os pais do menino não perceberam, fecharam a tampa e o menino morreu congelado.
Aqui está o vídeo. Novamente, isso pode não ser adequado para todos os espectadores:
Este vídeo não mostra uma das quase 300 crianças que foram encontradas congeladas vivas para fins de extração de órgãos, nem mostra uma criança que morreu entrando em um refrigerador sem o conhecimento de seus pais…
Veja a apuração completa no site Snopes