FALSO: 30 toneladas de nitrato de amônio perdidas em um trem com destino à Califórnia sugerem uma conspiração orquestrada.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

A descoberta de que cerca de 30 toneladas de nitrato de amônio – um composto químico usado em fertilizantes e explosivos – foram perdidas de um vagão de trem deu início a muitas teorias da conspiração nas redes sociais.

A Dyno Nobel Ltd., uma empresa de fabricação de explosivos com sede nos EUA em Utah, disse que cerca de 60.000 libras de nitrato de amônio foram liberadas de um vagão em um trem que deixou Cheyenne, Wyoming, em 12 de abril e viajou para Saltdale, Califórnia. A causa era desconhecida, mas possivelmente ocorreu em trânsito, disse a empresa em um relatório de 10 de maio ao National Response Center federal.

Uma postagem no Facebook de 24 de maio exibiu um segmento do ” The Pete Santilli Show “, no qual o apresentador disse que a CIA estava por trás do incidente, vinculando-o a uma teoria da conspiração infundada de que o governo está destruindo intencionalmente fábricas de processamento de alimentos para criar escassez de alimentos. 

Santilli, que se declarou culpado por seu papel em um impasse federal em 2014 com o fazendeiro de Nevada Cliven Bundy, disse que agentes da CIA estão “atacando” fábricas de alimentos, uma alegação que o PolitiFact desmentiu várias vezes …

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸