‘EUA dão aviso final a Uganda para legalizar a homossexualidade’, ou nenhuma ajuda.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Os EUA atualmente distribuem bilhões em ajuda externa para países de todo o mundo. Mas de acordo com um vídeo viral , os EUA estão ameaçando cortar Uganda por causa da postura do país em relação às pessoas LGBTQ.

“Os EUA dão o último aviso a Uganda para legalizar a homossexualidade”, diziam as palavras no vídeo, compartilhado no Facebook em 3 de março . Também diz “legalize lgbt ou nenhuma ajuda”. O vídeo mostrou alguns momentos de uma coletiva de imprensa na Casa Branca antes de cortar para uma mulher falando para a câmera, condenando a ação dos EUA. O vídeo foi originalmente compartilhado no TikTok em 28 de fevereiro.

A postagem foi sinalizada como parte dos esforços do Facebook para combater notícias falsas e desinformação em seu feed de notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , proprietária do Facebook.)

Mas a alegação de que os EUA vão interromper a ajuda a Uganda está desatualizada. O clipe da coletiva de imprensa tem quase uma década e, embora os EUA tenham restringido a ajuda a Uganda em 2014 em resposta à legislação anti-LGBTQ, a ajuda foi retomada desde então. As preocupações podem estar aumentando depois que um projeto de lei semelhante visando cidadãos LGBTQ foi apresentado no Parlamento de Uganda em 9 de março, mas o PolitiFact não encontrou novas declarações do governo dos EUA ameaçando restringir ou eliminar a ajuda…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸