Eric Trump compartilha imagem viral gerada por IA de seu pai

Trump caminha com multidão em seu julgamento na justiça
Trump caminha com multidão em seu julgamento na justiça

O filho do ex-presidente repostou uma imagem viral, sem especificar que se tratava de uma cena desenhada por um algoritmo. Sua publicação, com 9 milhões de visualizações, marca uma nova etapa na disseminação de imagens enganosas.

Apurado pelo site Le Monde 🇫🇷

Na noite de terça para quarta-feira, o filho do ex-presidente dos Estados Unidos, Eric Trump, partilhou nas suas múltiplas contas pessoais uma imagem para glória do pai. Este último aparece em uma avenida de Nova York, no primeiro plano de uma multidão jubilosa acima da qual flutuam bandeiras americanas. Na legenda, um breve comentário: “Único! » .

Muitos internautas, no entanto, estremeceram com os rostos estranhamente carrancudos, se não absolutamente monstruosos, das pessoas ao fundo. Com razão: esta fotografia não existe, foi inteiramente gerada por inteligência artificial, provavelmente no software MidJourney, muito popular desde o lançamento em meados de março de sua poderosa quinta versão.

Havia várias maneiras de identificar o falso digitalizando a imagem:

Outra pista, mais contextual: esta imagem não tem história. Não existe em nenhuma outra notícia ao fazer uma pesquisa reversa na Internet – exceto recentemente, em artigos de verificação.

Finalmente, prova formal incomum, mas decisiva, a foto artificial foi assinada. No canto inferior direito está o nome no Twitter do internauta que o fez, @Brick_Suit, ativista Trumpista. Este último colocou sua criação online na véspera , 3 de abril, sob o título “Donald Trump retorna a Nova York”, e não a esconde: ele a gerou graças à inteligência artificial, repete ele . assunto. Aos seus olhos, não se trata de uma “foto falsa” , mas sim de um “meme” (conteúdo da internet com a intenção de viralizar)…

Veja a apuração completa no site Le Monde 🇫🇷