Equipa de Lula visada em centenas de processos?

Os governantes escolhidos por Lula da Silva estão envolvidos em centenas de processos judiciais, mas será verdade que os números correspondem mesmo a acusações?

Apurado pelo site Observador

Fact Check. Equipa de Lula é composta por ministros visados em centenas de processos em tribunal?

Os governantes escolhidos por Lula da Silva estão envolvidos em centenas de processos judiciais, mas será verdade que os números correspondem mesmo a acusações?

Poucos dias antes da tomada de posse de Lula da Silva, que aconteceu a 1 de janeiro, começou a circular nas redes sociais uma tabela onde surgem os números de alegados crimes em que ministros e altos cargos escolhidos pelo novo Presidente do Brasil estarão envolvidos. Em 20 linhas e três colunas veem-se os nomes, os cargos dos novos responsáveis e centenas de “crimes”.

“Para os petistas [apoiantes do PT] ou outros que votaram no amor”, pode ler-se numa das publicações, numa referência ao apoio que surgiu no país para derrotar o Presidente que estava em funções, Jair Bolsonaro. “Lista de ministros criminosos do governo criminoso, mas Bolsonaro era questionado por colocar militares sem nem um processo contra eles! Vejam o quão ridículo é o posicionamento de quem vota do PT! O silêncio deles me envergonha!”, escreve outro utilizador do Facebook.

O governante que surge na tabela acusado de estar envolvido em mais processos é Sílvio Almeida, a escolha de Lula para o Ministério dos Direitos Humanos, com 542. Segue-se Flávio Dino, a opção para o Ministério da Justiça, que aparece na tabela com 277 processos, Camilo Santana, com a pasta da Educação, com 261 processos e Luís Marinho, escolhido para o Ministério do Trabalho, que estará envolvido em 230 crimes…

Veja a apuração completa no site Observador