Apurado pelo site Chequeado
O Brasil caiu no ranking das maiores economias do mundo e sofreu um aumento da inflação durante o mandato do líder do Partido Liberal.
Em questões sociais, a pobreza aumentou (apesar de uma queda temporária em 2020) e a desigualdade permaneceu nos mesmos níveis.
Durante o governo Bolsonaro, a taxa de mortes violentas intencionais caiu e a taxa de desmatamento na Amazônia aumentou acentuadamente.
Com 100% das seções apuradas , Luiz Inácio “Lula” da Silva (Partido dos Trabalhadores) tornou-se presidente do Brasil pela terceira vez, após derrotar Jair Bolsonaro (Partido Liberal) no segundo turno . O petista venceu por uma diferença mínima (50,90% contra 49,10%) e terá que governar um país onde a maioria dos governadores e do Congresso é de partidos que respondem ao bolsonarismo.
Nesta nota contamos o que o Brasil está deixando de Bolsonaro para Lula, segundo os principais indicadores econômicos e sociais do país vizinho , que é de vital importância para a Argentina .
Segundo nota do jornal Folha de São Paulo, em 2003 (primeiro ano do governo Lula da Silva), o Brasil ocupava a 13ª posição no ranking das maiores economias do mundo elaborado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Em 2010, ao final de sua presidência, o país havia avançado para a 7ª posição…