Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
Das cinco reivindicações que verificamos, uma estava totalmente incorreta quando consultamos os últimos dados disponíveis. The Conversation errou a dívida geral atual do país em pelo menos US$ 13 bilhões.
Em março de 2023, uma publicação regional, a East African, citou o aumento da inflação e das taxas de juros, a queda das receitas e das reservas cambiais, a depreciação da moeda local e o aumento da dívida como algumas das “luzes vermelhas piscando”.
Ao usar ferramentas de inteligência artificial (IA) para monitorar o debate recentemente, fomos atingidos por afirmações feitas em um artigo republicado no Star , um jornal queniano. O relatório oferecia conselhos ao presidente queniano, William Ruto , sobre como aumentar a receita tributária e reduzir os empréstimos.
O artigo foi publicado pela primeira vez em 8 de fevereiro pela edição africana do The Conversation, uma plataforma online sem fins lucrativos que busca tornar a pesquisa acadêmica e o conhecimento acessíveis ao público em geral.
O artigo fazia várias reivindicações, inclusive sobre a dívida do Quênia, o ritmo do crescimento econômico e o crescimento das receitas fiscais…