Departamento de Assuntos Internos da África do Sul ‘dando empregos para zimbabuanos?’ Não, renúncias para titulares de Permissão de Isenção do Zimbábue mal interpretadas

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: O Departamento de Assuntos Internos da África do Sul esclareceu que a aprovação dos pedidos de isenção destina-se a permitir que os portadores de licença de isenção do Zimbábue no país solicitem outros vistos.

“Logo quando as ZEPs estavam prestes a expirar e seus titulares se preparando para voltar para casa, o ministro do Interior, Aaron Motsoaledi, os trouxe de volta pela porta dos fundos, assinando renúncias de certificados de trabalho que os manterão empregados”, diz o tweet . Já foi visto mais de 110.000 vezes.

A mesma afirmação também aparece aqui , enquanto uma iteração semelhante diz: “O ministro está ilegalmente dando aos zimbabuanos outra oportunidade de tomar empregos sul-africanos e destruir a África do Sul”. 

Este tweet chama as renúncias para “estrangeiros agora ilegais do Zimbábue” ilegais e foi visto mais de 230.000 vezes. 

As Licenças de Isenção do Zimbábue (ZEP) foram emitidas pela primeira vez em 2009 pelo Departamento de Assuntos Internos (DHA) da África do Sul. Eles permitem que os zimbabuanos vivam e trabalhem no país em circunstâncias específicas…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦