Dengue: a desinformação mais comum que circula na Argentina sobre esta doença transmitida por um mosquito

Embora a dengue não seja uma doença nova, em tempos de crise sanitária e aumento de casos – como aconteceu na pandemia de COVID-19 – a desinformação circula pelas redes sociais.

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Embora a dengue não seja uma doença nova, em tempos de crise sanitária e aumento de casos – como aconteceu na pandemia de COVID-19 – a desinformação circula pelas redes sociais.

No Checked identificamos e verificamos diferentes desinformações sobre esta doença: desde a inexistência do vírus da dengue a supostas curas e teorias da conspiração sobre o grafeno e as antenas 5G.

Informações erradas e falsas podem prejudicar a saúde física e mental das pessoas e por isso é importante combatê-las, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com mais de 56.000 casos confirmados de dengue e 39 mortes , a Argentina vive uma das mais importantes epidemias de dengue dos últimos anos. Até 16 de abril (últimos dados disponíveis), a circulação deste vírus havia sido identificada em 15 jurisdições: Cidade e Província de Buenos Aires, Córdoba, Entre Ríos, Santa Fe, Corrientes, Formosa, Chaco, Catamarca, Jujuy, Salta, Santiago del Estero, San Luis, Tucumán e La Rioja.

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito do gênero Aedes, principalmente pelo Aedes aegypti. Quando o mosquito se alimenta do sangue de uma pessoa com dengue e depois pica outras pessoas, ele transmite esse vírus para elas. Por não ter um tratamento específico – foi recentemente aprovada uma vacina que chegaria ao país em setembro próximo – a medida mais importante de prevenção passa pelo controle do mosquito vetor.

Embora a dengue não seja uma doença nova, em tempos de crise sanitária – como aconteceu na pandemia de COVID-19 – a desinformação circula pelas redes sociais . Como adverte a Organização Mundial da Saúde (OMS) , “informações errôneas e falsas podem prejudicar a saúde física e mental das pessoas, dificultando o acesso a informações de fontes confiáveis ​​e a obtenção de orientações válidas nos momentos em que são realizadas”. tomando uma decisão…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷