De acordo com um projeto de lei do Partido Republicano sobre fiança em dinheiro, ‘uma grande quantidade de pessoas acusadas de crimes, incluindo qualquer pessoa que testemunhe certos crimes, pode agora ser detida e sujeita a fiança’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Fiança em dinheiro é um tema quente em Wisconsin. 

Estimulados pela tragédia de 2021 no desfile de Natal de Waukesha, onde um homem solto sob fiança de US$ 1.000 em um caso doméstico de crime dirigiu seu SUV no meio da multidão e matou seis pessoas, os legisladores pediram medidas para reformar o sistema de fiança do estado. 

Agora, os eleitores o verão em suas cédulas para a eleição de 4 de abril de 2023. 

Os legisladores estaduais apresentaram uma emenda constitucional que permitiria aos juízes de Wisconsin considerar uma gama mais ampla de fatores ao definir a fiança . Atualmente, a fiança monetária só pode ser estabelecida com base no que é necessário para garantir que uma pessoa retorne ao tribunal, não no perigo potencial para o público. Esta emenda permitiria que os juízes considerassem “a totalidade das circunstâncias” ao definir a fiança se o réu for acusado de um crime violento, incluindo o histórico criminal do réu e a necessidade de proteger o público…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸