Covid: Com bivalente, mentiras sobre vacinas voltam a circular

Apurado pelo site UOL Confere

Com a chegada da vacina bivalente contra covid-19, a circulação de mentiras sobre os imunizantes aumentou e conteúdos antigos voltaram a circular. A campanha de vacinação para grupos prioritários com a nova vacina foi anunciada no dia 26 de janeiro e começou na segunda-feira, 27 de fevereiro.

Monitoramento da Palver, empresa de análise de dados, indica um aumento de 75% no conteúdo de desinformação sobre vacina que circulou em fevereiro deste ano, na comparação com janeiro, entre os 20 mil grupos de WhatsApp analisados. Entre eles, há conteúdos antigos já desmentidos por agências de checagem e novas desinformações específicas sobre a vacina bivalente. Veja cinco destaques:

É uma atualização do imunizante que protege não só contra a cepa original do coronavírus, como também contra a variante ômicron. Neste momento, o público-alvo da campanha de vacinação são idosos acima de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas…

Veja a apuração completa no site UOL Confere