Como julgar a confiabilidade de um site?

Aqui estão algumas dicas para evitar ser enganado por sites de notícias falsas.

Apurado pelo site Lemonde 🇫🇷

A informação não é mais divulgada apenas pela mídia e pelos jornalistas. Hoje, muitos artigos publicados online vêm de blogs ou sites de notícias “alternativas”. Alguns acabam sendo muito especializados em seu campo e, portanto, totalmente recomendáveis. Outros, ao contrário, mostram pouca seriedade no tratamento das informações, ou mesmo manipulam completamente seus leitores. Aqui estão algumas dicas para vê-lo com mais clareza.

Um site de informações normalmente deve fornecer uma página de informações sobre sua natureza. Pode ser, por exemplo, uma página “Quem somos nós?” » ou « Sobre », que devem, em princípio, ser encontrados na parte superior ou inferior da página inicial do site, como é o caso, por exemplo, do Le Monde. en .

A maioria dos sites paródicos ou satíricos menciona claramente sua abordagem em sua página de apresentação. Se assim for, você foi avisado: seus artigos devem ser lidos literalmente, como Le Gorafi  faz :

Cuidado, porém: em alguns casos, a página “Sobre” é equívoca, ou mesmo não diz que se trata de um site satírico.

Sempre examinando a página de apresentação do site, você deverá saber quem é o(s) autor(es). O fato de não poder ser claramente compreendido quem está por trás do site é, por si só, problemático. Além disso, verifique se os artigos são assinados com os nomes reais dos autores ou se são escritos sob pseudônimo, ou mesmo anonimamente. Esses elementos não prejudicam o fato de que as informações mencionadas em seus artigos sejam verdadeiras ou falsas, mas apenas se pode aconselhar cautela diante de informações cuja origem não se sabe…

Veja a apuração completa no site Lemonde 🇫🇷