Brown v. Board of Education ‘nunca foi sobre enviar crianças negras para escolas brancas. Era sobre os pais serem capazes de decidir para onde enviar seus filhos para a escola.’

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Em seus esforços para obter fundos estaduais para escolas particulares e charter, a tenente-governadora Winsome Earle-Sears ofereceu uma análise falha da decisão histórica de 1954 da Suprema Corte dos EUA, Brown v. escolas.

“Nunca se tratou de enviar crianças negras para escolas brancas”, disse Sears, um republicano, durante uma entrevista de rádio em 2 de fevereiro na WRVA. “Era sobre os pais poderem decidir para onde mandar seus filhos para a escola, afinal.” 

Durante décadas, os defensores dos vouchers escolares argumentaram que Brown v. Board falhou em produzir oportunidades iguais de educação para as crianças. Pesquisas acadêmicas mostraram que a segregação escolar aumentou após o fim do ônibus por ordem judicial em 1991 e que muitas crianças negras estão mais uma vez trancadas em escolas com baixo desempenho.

Conservadores como o senador Ted Cruz , R-Texas e a deputada Virginia Foxx , R-NC – que é líder minoritária do Comitê de Educação e Trabalho da Câmara – disseram que o legado de Brown deveria ser o estabelecimento de sistemas de vouchers que aumentariam o poder parental escolha de onde seus filhos vão à escola. “A escolha da escola é a questão dos direitos civis de nossa era”, disse Cruz em 2014 no 60º aniversário da decisão…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸