Publicação sugere que Bolsonaro roubou uma réplica em ouro do estádio do Qatar, mas estátua faz parte da lista de presentes oferecidos ao antigo Presidente do Brasil.
Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Fact Check. Bolsonaro roubou réplica do estádio do Qatar avaliada em 96 milhões?
Publicação sugere que Bolsonaro roubou uma réplica em ouro do estádio do Qatar, mas estátua faz parte da lista de presentes oferecidos ao antigo Presidente do Brasil.
Em 2019, Jair Bolsonaro, antigo Presidente do Brasil, esteve em Doha, capital do Qatar, e visitou a 28 de outubro um dos estádios onde decorreu o Campeonato do Mundo de futebol no ano passado. No estádio Al Janoub, que foi construído de propósito para o Mundial 2022, Bolsonaro vestiu a camisola da seleção do Qatar. Agora, quase quatro anos depois, surgiu nas redes sociais uma publicação que sugere que Bolsonaro roubou uma réplica do estádio do Qatar. “O ladrão afanou uma réplica de um estádio em ouro maciço, avaliada em 96 milhões”, lê-se na partilha, que acrescenta ainda que o antigo Presidente brasileiro “levou para casa a réplica do estádio do Qatar avaliada em 96 milhões” — sem especificar a moeda em causa.
“Quem é ladrão mesmo?”, questiona ainda o utilizador do Facebook responsável pela publicação feita a 19 de abril. Na imagem, aparece, aliás, Bolsonaro dentro do estádio, com a réplica na mão. Esta imagem foi retirada de um vídeo que circula também no TikTok e que faz a mesma referência ao alegado roubo.
A fotografia partilhada foi de facto tirada em 2019, no âmbito da viagem ao Qatar e no dia em que Jair Bolsonaro vestiu a camisola daquele país, como noticiou, por exemplo, o jornal brasileiro Folha. No entanto, na notícia não existe indicação de que o então Presidente brasileiro tenha roubado a réplica, nem sequer que a réplica seja de ouro e estivesse avaliada em 96 milhões de reais, euros, dólares ou em rials catarenses…