Bolsonaristas resgatam reportagens antigas sobre Yanomamis para defender ex-presidente nas redes

Embora indígenas sofram há pelo menos 50 anos com invasões, especialistas e órgãos de controle apontam que crise se agravou e chegou ao auge no governo de Jair Bolsonaro

Apurado pelo site Estadão Verifica

Reportagens antigas com relatos de fome, desnutrição e invasões garimpeiras no território Yanomami nos últimos 15 anos ganharam as redes sociais recentemente. Mas o material raramente é usado para evidenciar a desestabilizaçāo do modo de vida dos mais de 30 mil indígenas que habitam o território entre os Estados de Roraima e Amazonas. O objetivo é outro: defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de acusações de responsabilidade pelo agravamento da crise humanitária que chocou o mundo recentemente.

Procuradoria diz ter apontado ‘incompletude’ de ações do governo Bolsonaro desde setembro

Segundo lideranças indígenas, o governo Bolsonaro ignorou pedidos de socorro e incentivou a mineração em terras indígenas, atividade considerada uma ameaça grave à sobrevivência dos povos originários. Entre outros motivos, porque o garimpo favorece a contaminação da água dos rios e dos peixes, que servem de alimento para os povos…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica