Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
Os alunos jogaram sua dupatta como um gesto de boas-vindas a Gita Illangovan [autora de Dupatta Podunga Thozhi (Use a dupatta amiga)], que foi convidada a falar com eles em um evento em sua escola.
Um vídeo de estudantes fazendo fila nos corredores e arremessando seus dupattas (lenços) está se tornando viral nas plataformas de mídia social. De acordo com aqueles que compartilharam o vídeo, as alunas em Tamil Nadu estão jogando fora seus dupattas em protesto contra o uniforme escolar, que “eles dizem ser do norte da Índia e patriarcal”.
A legenda do vídeo afirma: “Garotas que estudam em uma escola para tribais (povos indígenas) em #Tamil Nadu estão jogando fora seus dupattas (lenços) em protesto contra os uniformes escolares que consideram do norte da Índia e patriarcais! #Índia”.
–
Uma pesquisa no Google usando palavras-chave relevantes nos levou a um artigo no India Today que apresentava o mesmo vídeo. De acordo com o relatório, “as alunas de uma escola residencial do governo em Kallakurichi, em Tamil Nadu, deram as boas-vindas ao famoso autor Geeta Ilangovan, jogando seus dupattas para o alto. Os artigos da autora Gita Ilangovan publicados sob o nome de ‘Her Stories’ foram traduzidos para o tâmil e receberam o nome de ‘Dupatta Podung Thozhi’ (use seu amigo dupatta). Falava sobre como as mulheres eram instruídas a se comportar e como eram escravizadas. Gita Ilangovan, que visitou a escola nas colinas de Kalvarayan, ficou muito feliz ao ver a resposta dos alunos, que jogaram fora seus dupattas de vários andares, expressando sua alegria por conhecer o autor”.
Em uma pesquisa mais aprofundada, encontramos artigos de notícias que relataram o incidente aqui e aqui . De acordo com esses artigos, Geeta Ilangovan estava programado para interagir com esses alunos no acampamento focado na erradicação dos casamentos infantis.
Geeta Ilangovan postou o mesmo vídeo em suas contas do Instagram e do Facebook, expressando sua satisfação com a resposta.
..