Ainda não há proporção polícia-população recomendada pela ONU – estatística fantasma citada novamente

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

Em um artigo de opinião de março de 2023 para o jornal Business Day , o presidente do Sindicato dos Direitos Civis da Polícia e Prisões da África do Sul , Zizamele Cebekhulu-Makhaza , deu sua opinião sobre o problema do crime no país. 

Entre outras coisas, disse ele, “precisamos garantir o reforço contínuo de nossos números [policiais] todos os anos”. Ele se referiu à promessa do presidente Cyril Ramaphosa em fevereiro de recrutar mais 10.000 policiais em 2023, dizendo que esse número simplesmente não era suficiente. 

Para apoiar seu argumento, Cebekhulu-Makhaza citou as descobertas do Africa Check sobre a proporção polícia/população. Esta é uma medida básica de quantas pessoas no país um policial atende. 

“De acordo com o Africa Check”, disse ele, “a proporção … era de um policial para cada 403 pessoas em 2022”. Além do fato de o ano em questão ser 2020/21, isso está correto.

Mas Cebekhulu-Makhaza então comparou essa proporção com a recomendada pela Organização das Nações Unidas (ONU): “Em contraste, a ONU recomenda uma proporção de um policial para cada 220 pessoas”. Isso mostrou a pressão que o Serviço de Polícia da África do Sul (SAPS) estava sofrendo para manter a lei e a ordem, disse ele…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦