Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
A tinta com chumbo foi proibida para uso em residências há mais de quatro décadas. Ainda assim, um usuário de mídia social alega que a substância foi proibida não para proteger a saúde das crianças, mas porque as casas pintadas com chumbo protegeriam as pessoas da tecnologia sem fio que proliferou nos últimos anos.
“Aqui está um ângulo sobre tinta com chumbo que você provavelmente nunca pensou”, começa o narrador de um rolo do Facebook compartilhado em 6 de abril .
O narrador disse que quando a tinta com chumbo foi proibida, “eles usaram a história de crianças comendo lascas de tinta com chumbo como justificativa”. Ele sugeriu que o verdadeiro motivo poderia ser muito mais sinistro – uma conspiração da indústria de telecomunicações para expor as pessoas à radiação perigosa emitida por coisas como a tecnologia 5G, torres de celular e medidores inteligentes.
Essa radiação, disse ele, é algo que a tinta com chumbo teria bloqueado. O narrador do vídeo sugere uma conspiração entre empresas de telecomunicações e “outras entidades”. No entanto, ele não explica por que essas empresas, que se beneficiariam com a sobrevivência de seus clientes, iriam intencionalmente deixá-los doentes e apressar sua morte…