A imagem de uma tempestade na atmosfera de Júpiter é uma ilustração e não uma foto do telescópio James Webb

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

A imagem de uma tempestade na atmosfera de Júpiter é uma ilustração, não uma imagem capturada pelo Telescópio James Webb.

Quinto na linha do Sol, Júpiter é o maior planeta do sistema solar e tem mais de duas vezes a massa de todos os outros planetas combinados. Recentemente, uma imagem de uma tempestade em Júpiter se tornou viral nas redes sociais. Muitos usuários compartilharam a postagem alegando que ela foi capturada pelo telescópio James Webb. A imagem mostra nuvens cinza escuras e pequenas manchas de luz e a legenda afirma “É assim que uma tempestade em Júpiter se parece. Foi tirada pelo telescópio espacial James Webb e é uma das imagens mais nítidas já produzidas do planeta”.

Postagem no Facebook |

Ao realizar uma pesquisa reversa de imagens no Google, descobrimos uma imagem intitulada: Shallow Lightning on Jupiter (Illustration) publicada no site oficial da NASA em 5 de agosto de 2020. A imagem é idêntica à imagem viral e a legenda afirma que foi criado usando dados obtidos pela missão Juno da NASA para representar tempestades elétricas de alta altitude em Júpiter. A ilustração foi creditada a Gerald Eichstädt , um “cientista cidadão” da NASA que contribui para a missão Juno. Não há menção ao telescópio James Webb ou à captura da imagem, em nenhum lugar da descrição. 

Em uma pesquisa mais aprofundada, encontramos um artigo no site do  India Times , datado de 28 de dezembro de 2020, com a legenda “Melhores imagens espaciais de 2020: dunas de areia em Marte a tempestades elétricas em Júpiter. Uma das fotos do artigo bate com a imagem viral e a descrição, informando que se trata de uma ilustração de 5 de agosto de 2020, feita a partir de dados recebidos da missão Juno da NASA.

..

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳