Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Publicação viral alega que ocorreu uma explosão na sede do parlamento europeu. É falso.
Fact Check. Ocorreu uma explosão na sede do Parlamento Europeu, em Estrasburgo?
Publicação viral alega que ocorreu uma explosão na sede do parlamento europeu. É falso.
Um vídeo de uma explosão que terá alegadamente ocorrido na sede do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, foi divulgado nas redes sociais. “Alguém já se perguntou se os chechenos estão a ativar as mesquitas radicais em França?”. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.
Em primeiro lugar, é preciso dizer que não existe nenhum elemento visual que comprove que, por um lado, estamos perante um vídeo filmado na cidade de Estrasburgo e, depois, que a explosão terá ocorrido na sede do Parlamento Europeu. Nem sequer é partilhado um site oficial ou a fonte desse mesmo vídeo que ajudem a corroborar as informações divulgadas pelo autor da publicação original.
A verdade é que esta informação foi, entretanto, desmentida pelo Parlamento Europeu aos media e não existem notícias que dêem conta de qualquer explosão dentro daquele edifício. Existe também outra hipótese: a de que esta notícia falsa surgiu na altura dos grandes e violentos protestos que têm decorrido em algumas cidades de França.
Tal como descrito pelo Lead Stories, alguns eurodeputados como Paulo Rangel, do PSD, estavam em plenário no dia 11 de julho de 2023, altura em que terá ocorrido aquela explosão. Esse vídeo pode mesmo ser consultado por qualquer pessoa através do site oficial daquela instituição europeia…
Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹