Verificado: Padrão dos Descobrimentos de novo vandalizado?

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

Fotografia está descontextualizada. Foi tirada em 2021 e não corresponde a ato de vandalismo recente no Padrão dos Descobrimentos. Monumento foi alvo de pichagem em junho, mas não afetou construção.
Fact Check. “A Humanidade está a afogar-se.” Imagem mostra Padrão dos Descobrimentos novamente vandalizado?

Fotografia está descontextualizada. Foi tirada em 2021 e não corresponde a ato de vandalismo recente no Padrão dos Descobrimentos. Monumento foi alvo de pichagem em junho, mas não afetou construção.

A imagem mostra o Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, com uma mensagem inscrita em inglês: “Blindly sailing for monney (sic), humanity is drowning in a scarllet (sic) sea lia (sic)”, em tradução livre, “A navegar cegamente por dinheiro, a humanidade afunda-se num mar escarlate”. Na legenda, o autor usa esta fotografia como prova de um alegado ato de vandalismo contra o monumento, escrevendo que se trata de um “ataque à História de Portugal por parte de inadaptados racistas e delinquentes” que, acrescenta, não se sabem ajustar “às necessidades e viver numa sociedade civilizada”.

No post, acusa também os autores destes crimes de atuarem “com extrema intolerância” e “com esquemas de socialização doentios” onde se favorecem “comportamentos desajustados, em desrespeito pela ordem, justiça e bem do próximo”. É um discurso que, de resto, dá a entender que esta pichagem no Padrão dos Descobrimentos foi um acontecimento recente.

No entanto, fazendo uma simples pesquisa pela imagem em questão num motor de busca como o Google Images, percebemos que a fotografia não foi tirada nas últimas semanas, nem sequer nos últimos meses. Trata-se de um episódio que teve lugar há quase dois anos, em agosto de 2021, quando uma das laterais do monumento foi vandalizada com um graffiti escrito nas cores azul e vermelho, com uma extensão de cerca de 20 metros e escrito em inglês…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹