Verificado: Todos os anos naturalizados 200 mil imigrantes?

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

É um tema recorrente nas redes sociais, o aumento de imigrantes no país. Mas os valores reais não são sequer próximos dos que são referidos numa publicação que se tornou viral.
Fact Check. Todos os anos são naturalizados 200 mil novos imigrantes em Portugal?

É um tema recorrente nas redes sociais, o aumento de imigrantes no país. Mas os valores reais não são sequer próximos dos que são referidos numa publicação que se tornou viral.

A publicação aponta a realidade social francesa como um exemplo do que vai acabar por acontecer em Portugal. “O que se passa em França a caminho de se passar em Portugal”, escreveu este utilizador do Facebook que afirma que “por enquanto em Portugal ainda não há violência coletiva” e, logo de seguida, escreve que “às escondidas da opinião pública são naturalizados anualmente cerca de 200 mil imigrantes, fora os milhares de outros que entram”. Isto tudo sem qualquer referência à origem dos dados partilhados.

De acordo com o Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo, do SEF, existiam em 2022 em Portugal 781.915 residentes estrangeiros. No mesmo relatório é possível verificar (ver gráfico abaixo) que a evolução anual não é a que é referida na publicação. O número tem vindo a aumentar nos últimos sete anos, no entanto, a população estrangeira residente em Portugal não tem aumentado à proporção de 200 mil por ano. Os números oficiais dão conta de um crescimento de 83.028, entre 2021 e 2022, e de 36.792 entre 2020 e 2021.

Os dados reunidos pelo SEF mostram também os motivos mais relevantes para a concessão de novos títulos de residência: “A atividade profissional (51.525), o reagrupamento familiar (27.054) e outros motivos (13.267)”…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹