Verificado: Ohio substituiu a injeção letal ‘por um sistema que arranca de forma rápida e humana as cabeças dos condenados à morte usando poderosos braços robóticos’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

A última execução em Ohio ocorreu em 2018, mas se você acredita em um vídeo compartilhado no Instagram, o estado acaba de introduzir um método de execução horrível.

“Enfrentando críticas crescentes de que a injeção letal é cruel e ultrapassada, Ohio a substituiu por um sistema que arranca rápida e humanamente as cabeças dos condenados à morte usando poderosos braços robóticos”, disse uma mulher que parece ser uma âncora de notícias. “O novo dispositivo foi projetado para ser o mais humano possível, emitindo um ruído branco calmante e colocando os prisioneiros em um assento acolchoado antes que suas garras metálicas se enterrem em seus pescoços e arranquem suas cabeças sem dor”.

Enquanto a mulher descrevia o suposto método de execução, uma animação bastante gráfica foi reproduzida, mostrando um robô armado com garras arrancando a cabeça de uma pessoa em um macacão laranja. 

O vídeo foi compartilhado em 12 de julho e, desde então, acumulou mais de 27.000 curtidas em uma página pessoal do Instagram. Isso não indica que os sentimentos no “segmento de notícias” compartilhado eram fictícios, e alguns comentaristas pareciam acreditar que era factual…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸