Verificado: ‘Documento desclassificado da CIA’ sobre Stepan Bandera é uma tradução do artigo de uma revista russa

Apurado pelo site Reuters

Uma tradução de um artigo de revista em russo hospedado no site da Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA), que diz que o nacionalista ucraniano Stepan Bandera é espião de Adolf Hitler, foi confundido online com as descobertas da própria CIA.

Os usuários do Facebook ( ) e do Twitter estão compartilhando capturas de tela e um link para o documento, legendando-o como um “documento desclassificado da CIA” e escrevendo: “O herói ucraniano Stepan Bandera era ‘espião profissional de Hitler, conhecido como Cônsul II .’ Ele é responsável pela morte de milhares de russos, judeus, ucranianos, poloneses e homossexuais”.

Alguns usuários estão compartilhando uma versão recortada da captura de tela em que a parte que identifica o documento como uma tradução de mídia não está visível .

Bandera, um dos fundadores da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN), foi um líder dos combatentes ucranianos que lutou contra as forças nazistas e soviéticas durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi assassinado por um agente da KGB em 1959 e é considerado um herói por muitos no oeste da Ucrânia. No leste de língua russa, muitos têm a visão soviética de que ele era um terrorista .

A Reuters rastreou a publicação até o arquivo da CIA, bit.ly/3Q0layB. Ele realmente se refere a Bandera como “espião profissional de Hitler”, e também carrega um selo indicando que o documento foi desclassificado e divulgado sob a Lei de Divulgação de Crimes de Guerra Nazistas . No entanto, isso não significa que o conteúdo do documento seja as palavras da agência…

Veja a apuração completa no site Reuters