Falso: Mike Pence não foi atingido por balão de água por crianças que assistiam ao desfile

Apurado pelo site Reuters

Um vídeo de um executivo do condado de cabelos brancos em Long Island, Nova York, atingido por balões de água como parte de uma tradição de desfile local é falsamente descrito online como mostrando o ex-vice-presidente dos EUA, Mike Pence.

O clipe, sem referência a Pence, teve origem em 12 de julho na conta do Twitter do executivo do condado de Nassau, Bruce Blakeman, que compartilhou o vídeo de uma garota jogando um balão de água em Blakeman à distância e acertando sua nuca com a legenda: “O @Mets e @Yankees certamente poderiam usá-la!” .

Um vídeo semelhante pode ser visto na página de Blakeman no Facebook . Um comentário fixado pelo autor diz: “Os balões de água e as armas de imersão são uma longa tradição no desfile de Stewart Manor. Por favor, não se ofenda. Todos aqueles que marcham, inclusive eu, o fazem por sua própria conta e risco. Eu me diverti mesmo que me molhasse um pouco!”

No entanto, um tweet compartilhado quase 9.000 vezes dizia: “Veja Mike Pence sendo atingido na cabeça por um balão de água!” , com muitos usuários respondendo à postagem como se o vídeo mostrasse Pence. Outro exemplo pode ser visto .

Outro tweet viral foi legendado: “Notícias de última hora: depois de dizer que não se importa com as cidades americanas em dificuldades – Mike Pence é atingido por crianças jogando balões de água” . Um exemplo semelhante pode ser visto no Facebook …

Veja a apuração completa no site Reuters