Falso: Vídeo engana ao relacionar consumo de leite e beterraba a câncer

Apurado pelo site Estadão Verifica

Postagem viralizou ao listar produtos que causariam doença em até 30 anos; especialistas explicam que câncer é causado por uma combinação de fatores, e não por um alimento específico
O que estão compartilhando: vídeo aponta relação direta do consumo de alimentos como leite e beterraba com a ocorrência de câncer. A postagem ainda determina a janela temporal entre o consumo e o aparecimento da doença. O autor do conteúdo fala que o leite “vai te dar câncer e te matar em cerca de 25, 30 anos”.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O Estadão Verifica ouviu três especialistas que afirmam que, apesar de alguns dos alimentos citados serem potencialmente cancerígenos, como a salsicha e o suco em pó, o seu consumo não pode ser considerado como fator determinante ou isolado na ocorrência de câncer. Além disso, os nutricionistas consultados apontam que nenhum estudo científico determinou janelas temporais como as citadas na publicação, já que o câncer é considerado uma doença multifatorial.

Saiba mais: de acordo com os especialistas ouvidos pelo Estadão Verifica, o consumo de determinados alimentos pode sim ser um fator que contribui para o aumento no risco da incidência de câncer. No entanto, segundo o oncologista clínico da Santa Casa de São Paulo Luis Eduardo Silva Moz, a doença não tem uma única causa, e depende também de fatores genéticos, laborais e ambientais, que diferem em cada indivíduo. “Por isso, as pesquisas precisam de grande número de pacientes e longo tempo de seguimento para que seja possível constatar a relação de determinado agente (alimento ou substância) e o risco aumentado de desenvolvimento de câncer”, explicou…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica