Verificado: Aluno cria impressora com inteligência artificial para fazer seus trabalhos escolares?

Apurado pelo site E-Farças

O vídeo tem apenas 15 segundos de duração e já foi visto milhões de vezes desde quando foi publicado pela primeira vez nas redes sociais, na segunda semana de julho de 2023. Nele podemos ver uma máquina que usa uma caneta para escrever nas folhas de um caderno e, de acordo com o texto que acompanha as imagens, a impressora teria sido inventada por um aluno que queria driblar a proibição do uso de inteligência artificial pela escola na elaboração dos trabalhos.

Como os professores não estão aceitando trabalhos gerados pelo ChatGPT (software que usa inteligência artificial na elaboração de textos), diz o texto, o aluno teria “dado um jeito” de ensinar a máquina como imitar a sua letra para fazer seu dever de casa!

Será que isso é verdade ou mentira?

É verdade! O vídeo é real!

Projetos de adaptação de impressoras 3D para funcionarem com canetas existem há tempos e muitos estão disponíveis gratuitamente na internet, como esse desenvolvido por Chris Mitchell, em 2017:

No entanto, o projeto acima ainda não tinha a capacidade de imitar a letra de uma pessoa, pois usava apenas fontes pré-configuradas no seu software.

Dois anos antes, uma startup nova iorquina havia lançado um projeto ambicioso que consistia em criar impressoras que aprenderiam a imitar a caligrafia do usuário para escrever cartas, fazer cartões e outras coisas que a criatividade permitisse. Chamada de Bond, a empresa criada por Sonny Caberwal ganharia dinheiro vendendo as letras (seja em um arquivo digital ou em papéis escritos pelas impressoras), mas seu site oficial já não está mais no ar.

Ao que tudo indica, a ideia não vingou…

Voltando ao vídeo que viralizou em julho de 2023, trata-se do trabalho feito por um jovem indiano que atende pelo codinome Devadath PR no Instagram…

Veja a apuração completa no site E-Farças