Apurado pelo site Estadão Verifica
Alteração no regime geral da Previdência ocorreu em 2019, quando também passou a ser exigida uma idade mínima para solicitar o benefício
O que estão compartilhando: governo Lula anunciou o fim das aposentadorias por tempo de contribuição.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo espalha uma notícia antiga e desinforma ao atribuí-la ao atual governo. Desde 12 de novembro de 2019, com a entrada em vigor da reforma da Previdência, a aposentadoria concedida apenas pelo tempo de contribuição não existe mais. As novas regras exigem que os trabalhadores tenham 65 anos de idade, no caso de homens, e 62 anos, entre mulheres, para solicitar o benefício. Para quem começou a contribuir com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) antes da data, existe a possibilidade de se aposentar seguindo as regras de transição, desde que se encaixe nos requisitos mínimos.
A reforma da Previdência foi apresentada pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), passou pela Câmara dos Deputados e o Senado Federal e foi promulgada pelo Congresso. Não houve alteração no texto este ano, o primeiro do mandato de Luiz Inácio Lula da Silva…
Veja a apuração completa no site Estadão Verifica