Apurado pelo site Estadão Verifica
Ministro havia devolvido mandato a ex-deputado estadual, mas Segunda Turma do STF confirmou cassação dias depois
O que estão compartilhando: que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques, indicado por Jair Bolsonaro (PL), derrubou uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e devolveu o mandato do deputado estadual do Paraná delegado Fernando Francischini (PSL), cassado por disseminar desinformação contra o sistema eleitoral.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O vídeo analisado aqui foi publicado no Facebook no dia 5 de julho de 2023, mais de um ano depois da decisão individual de Nunes Marques. A postagem omite que a Segunda Turma do STF derrubou essa decisão cinco dias depois. Francischini teve o mandato cassado e não pôde se candidatar à reeleição.
Saiba mais: Em outubro de 2021, o TSE decidiu, por 6 votos a 1, cassar o mandato do deputado estadual do Paraná delegado Francischini por divulgar fake news sobre as urnas eletrônicas – durante o primeiro turno das eleições de 2018, o bolsonarista disse em uma live, sem apresentar provas, que as urnas tinham sido adulteradas para impedir a eleição de Jair Bolsonaro. Na ocasião, foi feita uma auditoria que mostrou que as urnas funcionavam normalmente…
Veja a apuração completa no site Estadão Verifica