Falso: É falso que ao comprar online do exterior com cartão alemão em pesos argentinos, o Banco Central da Argentina devolve 40% ao cliente

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Foi um atraso específico da Visa entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023 e esse reembolso não foi feito pelo Banco Central, mas por lojas que ofereciam pagamentos em pesos.
O retorno de aproximadamente 40%, que na época representava a diferença entre o dólar do MEP e o dólar oficial, ocorreu com todos os cartões Visa emitidos no exterior entre 15 de dezembro de 2022 e 28 de janeiro último.

Isso ocorreu devido a um atraso na implantação da empresa, após a aplicação do dólar para turistas estrangeiros. Mas a devolução não ficou a cargo do Banco Central e sim do comércio exterior que oferecia a possibilidade de pagamento em pesos argentinos.

Essa diferença não foi exclusiva das compras com cartão Visa na Alemanha, mas em todas as lojas que ofereciam pagamentos em pesos com cartão emitido fora do país.

Estão circulando nas redes sociais várias publicações que se referem a um vídeo do YouTube no qual se afirma que “devido às medidas de hiperinflação tomadas pelo Banco Central da Argentina e a uma estranha brecha nos cartões VISA alemães”, você pode obter um desconto de 40% nas compras para devolução do próprio banco.

O vídeo detalha: “No outono passado, o Banco Central da Argentina teve uma ideia: e se eles legalizassem a taxa de câmbio ilegal, mas apenas para turistas? Basicamente, o banco deixaria VISA e Mastercard fazerem compras à taxa não oficial, desde que o cartão utilizado fosse estrangeiro” (sic). E é isso que acontece na Alemanha, como explica o vídeo. 

As publicações no Twitter somaram mais de 2.000 retweets e mais de 20.000 “likes”, segundo dados fornecidos pela própria rede social. Os tweets indicam: “Os alemães descobriram que se você for a uma loja online e pagar com pesos argentinos, nosso banco central devolve 40% do barbante devido ao regime especial para cartões estrangeiros” (sic)…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷