Falso: Novo gasoduto: o vídeo viral que diz que a obra ‘é tudo uma farsa’ é enganoso

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O vídeo é real: não está adulterado e foi gravado após a abertura oficial da obra em Salliqueló. Os operadores não estão “desmontando” o trabalho; mas fazendo um trabalho padrão para automatizar uma válvula de gasoduto. Esta tarefa não afeta o enchimento da instalação de gás, que está finalizado, mas é um procedimento para o seu correto funcionamento. 
Circula um vídeo em que um homem não identificado aponta que o gasoduto Néstor Kirchner é “tudo uma farsa”, enquanto filma os operadores removendo o sifão raspador, mecanismo de segurança que permite realizar tarefas de controle e manutenção.

A filmagem é real: não é adulterada e foi gravada após a abertura oficial da obra em Salliqueló, Província de Buenos Aires. No entanto, é enganoso.

Os operadores não estão “desmontando” o trabalho; eles estão fazendo um trabalho padrão para automatizar uma válvula de tubulação. Esta tarefa não afeta o enchimento da instalação de gás, que está finalizado, mas é um procedimento para o seu correto funcionamento. Estima-se que em uma semana o gás possa chegar a Buenos Aires.

No domingo, 9 de julho, ocorreu a cerimônia de inauguração do gasoduto Presidente Néstor Kirchner . Lá, o presidente Alberto Fernández, a vice-presidente Cristina Fernández de Kirchner e o ministro da Economia e candidato presidencial da Unión por la Patria, Sergio Massa, ativaram manualmente uma válvula de operação . O evento foi transmitido em inúmeras plataformas, e gerou desinformação sobre a conclusão da obra, o que foi apurado pelo Reverso . 

Na segunda-feira, viralizou outra versão enganosa: um vídeo em que um homem aponta que “o que Cristina inaugurou ontem ” está sendo desmontado e que é “tudo uma farsa”, já que trabalhadores são vistos removendo a armadilha do raspador (mecanismo que permite o controle e tarefas de manutenção a serem realizadas), o que gerou inúmeras reações.

No entanto, o vídeo é enganoso. A filmagem é real: não é adulterada e foi gravada após a inauguração em Salliqueló, Província de Buenos Aires. Mas as operações que o autor anônimo relata são obras para automatizar o funcionamento do gasoduto . Essas tarefas não afetam o enchimento do gasoduto, cujas instalações já foram concluídas, mas são procedimentos para seu correto funcionamento…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷