Apurado pelo site Reuters
Um videoclipe mostrando as consequências de um ataque a um shopping center em Kiev, na Ucrânia, em 2022, circulou online com a falsa alegação de que decorre dos distúrbios na França em junho e julho de 2023.
A agitação e o descontentamento devido ao assassinato de um jovem de 17 anos de ascendência norte-africana pela polícia em 27 de junho levaram a tumultos em toda a França. A reportagem da Reuters pode ser vista , .
Um tweet dizia: “A França está sendo destruída pela diversidade que acolheu de braços abertos e a mídia está preocupada em como isso pode ajudar a extrema direita” . O clipe que acompanha mostra carros destruídos e edifícios destruídos.
Imagens semelhantes podem ser vistas em um relatório da Reuters sobre danos causados pelo bombardeio de um shopping center de Kiev em 21 de março de 2022 . O ataque matou pelo menos oito pessoas, destruiu uma estrutura e deixou carros queimados no estacionamento do shopping, segundo o relatório.
Os destroços de carros e prédios no vídeo que acompanha a reportagem da Reuters correspondem à cena do clipe compartilhado nas redes sociais. Isso inclui o prédio à direita com um círculo ao lado, uma estrutura desmoronada no centro com a palavra “esporte” em vermelho e um guindaste de construção à esquerda…
Veja a apuração completa no site Reuters