Falso: É #FAKE que estepe com mais de cinco anos acarreta apreensão do veículo no RJ

Apurado pelo site Fato ou Fake

Detran afirma que alegações de vídeo são falsas. Nas operações de fiscalização, são checadas as condições de desgaste do pneu, independentemente do ano de fabricação.
Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem diz que estepe (pneu reserva) com mais de cinco anos de fabricação acarreta multa e apreensão do veículo no Rio de Janeiro. É #FAKE.

Selo fake — Foto: G1

No vídeo, o homem diz: “Quando você abre o porta mala do carro, ele vai direto no DOT do pneu. O DOT do pneu é onde tem a semana do ano. O estepe tem que ter no máximo cinco anos de uso. Se tem mais de cinco anos e for parado numa blitz…sete, oito anos já dá cinco pontos na carteira e R$ 195 de multa, dá apreensão do veículo.”

O Detran do Rio de Janeiro afirma que as alegações do vídeo são falsas. “Nas operações de fiscalização, são checadas as condições de desgaste do pneu, independentemente do ano de fabricação. Caso o pneu esteja com o TWI atingido, o condutor é infracionado e deverá sanar a irregularidade”, diz.

TWI ou Tread Wear Indicator é um indicador de desgaste de banda de rodagem e serve para verificar se os produtos estão em boas condições de uso, de acordo com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip)…

Veja a apuração completa no site Fato ou Fake