Apurado pelo site Reuters
Um vídeo do chefe mercenário russo Yevgeny Prigozhin dizendo que seu grupo Wagner retornará à linha de frente na Ucrânia em 5 de agosto foi publicado antes de seu motim de curta duração em 24 de junho, o que contradiz várias postagens nas redes sociais sugerindo que o vídeo é novo.
O vídeo ressurgiu em 11 e 12 de julho (visto aqui ) e logo após o Kremlin dizer Prigozhin se reuniu com o presidente russo Vladimir Putin em 29 de junho, cinco dias após o motim.
Postado no Twitter e no Tiktok, o vídeo mostra Prigozhin se dirigindo a uma pessoa não identificada. Ele diz: “Estamos descansando, nos preparando. Em 5 de junho saímos, em 5 de agosto, de acordo com as previsões, o PMC Wagner em plena prontidão de combate poderá continuar cumprindo as tarefas que estão definidas.”
Mas o mesmo vídeo remonta pelo menos a 14 de junho, dez dias antes do motim de Wagner. Ele pode ser visto no site russo de hospedagem de vídeos Rutube e na rede social Vkontakte ( vk.com/video-5158073_456277596 ).
Uma agência de notícias com sede na região de Ulyanovsk, na Rússia, publicou uma reportagem em 13 de junho usando imagens de Prigozhin na mesma sala e vestindo as mesmas roupas. Embora Prigozhin não seja ouvido falando especificamente sobre os planos de Wagner na reportagem em vídeo, parece ser a mesma reunião. O veículo, UlPravda TV, disse que o chefe de Wagner estava visitando Ulyanovsk, onde “falou com jornalistas – compartilhou notícias e planos para o futuro”…