Apurado pelo site Lupa
Post mostra trecho de um discurso do deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL), de Minas Gerais, em que ele afirma que o governo do Reino Unido está pagando indenização a pessoas que morreram por Covid-19. Diz ainda que as vacinas provocaram mais mortes do que salvaram vidas. É falso. O parlamentar tira de contexto informações oficiais.
Circula pelas redes sociais trecho de um discurso do deputado estadual de Minas Gerais, Cristiano Caporezzo (PL), no qual ele afirma que o governo do Reino Unido está pagando 120 mil libras para pessoas que morreram em decorrência da vacina contra a Covid-19 ou que sofreram danos em razão do imunizante – numa tentativa de descredibilizar a vacinação. Para tanto, o parlamentar diz que, no Brasil, o imunizante matou mais vidas do que salvou. É falso.
Caporezzo utiliza-se de informações oficiais, tanto do governo do Reino Unido, quanto do Brasil, para tirar informações de contexto e desinformar sobre as vacinas contra Covid-19. Seu discurso foi proferido durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em 27 de junho.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Um pagamento pelos danos gerados pela vacina. O governo do Reino Unido está pagando 120 mil libras – o que equivale a R$ 750 mil para as pessoas que morreram em decorrência da vacina ou tiveram algum dano em decorrência dela..
Veja a apuração completa no site Lupa