Apurado pelo site Aos Fatos
Um vídeo que mostra militares do Exército impedindo a passagem de policiais militares em Brasília não é atual, como fazem crer publicações nas redes. Na realidade, a gravação foi feita em 8 de janeiro de 2023, quando a Polícia Militar do Distrito Federal foi impedida de entrar no Quartel-General do Exército para prender manifestantes que participaram dos atos de vandalismo ocorridos naquela data nas sedes dos Três Poderes.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 2.500 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (11) e circulam também no Instagram e no Kwai.
Não é atual um vídeo que mostra uma barreira feita por militares do Exército, que aparecem impedindo a passagem de agentes da PM-DF, em Brasília. A filmagem foi feita na noite de 8 de janeiro de 2023, quando a polícia militar foi impedida de entrar no Quartel-General do Exército, na capital federal, para prender manifestantes que participaram dos atos de vandalismo ocorridos naquela data nas sedes dos Três Poderes.A identificação temporal do vídeo foi possível por meio de uma marca d’água que aparece na gravação difundida pelas peças checadas, que se refere a um canal (@professorraimundo.live 20hs) da plataforma de vídeos curtos Kwai, onde a filmagem foi publicada em 8 de janeiro. A mesma barreira do Exército também aparece, mas em ângulo diferente, em outro vídeo gravado naquela noite, e que foi difundido pelo Metrópoles.
8 de janeiro. Vídeo difundido como atual pelas peças checadas possui uma marca d’água de um canal no Kwai, que publicou o mesmo vídeo em 8 de janeiro de 2023..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos