Verificado: Vídeo de animais correndo pelas ruas não foi feito durante protesto recente na França

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

Byline- O vídeo mostra quando os animais de um circo escaparam para as ruas da cidade de Ormesson-sur-Marne, na França, e remonta a 2020

Em meio aos protestos que eclodiram depois que um jovem de 17 anos chamado Nahel Merzouk foi morto a tiros por um policial na França na semana passada, usuários de mídia social estão compartilhando um vídeo de animal alegando que eles estão relacionados ao motim. No vídeo de seis segundos, zebras e cavalos são vistos nas ruas ao lado de carros sob o olhar dos espectadores. O vídeo viral está sendo compartilhado com a legenda “Um zoológico na França foi forçado a abrir por manifestantes… Até mesmo leões e muitos outros animais foram soltos nas ruas.

#FranceRiots #JungleBook”  

postagem no Facebook

– 

Iniciamos a investigação por meio de pesquisa reversa de imagens e palavras-chave no Google, que nos levou a uma reportagem da  NDTV , datada de 14 de abril de 2020. Ela citou uma reportagem do Huffington Post dizendo que uma zebra e dois cavalos “escaparam de um circo na cidade de Ormesson-sur-Marne e seguiu para a cidade vizinha de Champigny-sur-Marne, nos arredores da capital francesa. O dono do Badin Circus, de onde a zebra e os cavalos escaparam, disse à agência de notícias que os animais são mansos e não se afastaram muito do circo”.

Em uma busca mais aprofundada, encontramos uma reportagem em vídeo do  Le Parisien  , datada de 13 de abril de 2020, apresentando o vídeo da zebra correndo livremente em meio ao tráfego de veículos na estrada. A descrição afirma “Em Val-de-Marne, em Champigny-sur-Marne e Chennevières, uma zebra e dois pôneis foram vistos em 10 de abril brincando ao lado de carros… os animais escaparam de um circo próximo”…

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳