Apurado pelo site Aos Fatos
Um vídeo que mostra um prédio em chamas não retrata a Biblioteca Alcazar, localizada em Marselha, na França, sendo incendiada por manifestantes, como afirmam publicações nas redes. O registro, na realidade, mostra um incêndio no serviço postal das Filipinas, na capital Manila, em maio deste ano.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 30 mil visualizações no TikTok e 5.000 curtidas no Instagram nesta sexta-feira (7). As peças de desinformação circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Um vídeo que mostra um prédio em chamas e tem sido difundido nas redes não retrata um incêndio na Biblioteca Alcazar, em Marselha, na França. As imagens são de um incêndio de grandes proporções na sede do serviço postal das Filipinas, em Manila, no dia 22 de maio de 2023. As investigações apontaram que o incêndio foi de natureza acidental e causado pela explosão de uma bateria de carro armazenada no prédio.
A Biblioteca Alcazar foi recentemente vandalizada em razão da onda de violência que vem assolando a França. Em 29 de junho, manifestantes atiraram uma bomba de fumaça na entrada do prédio, cujo efeito pode ser visto em vídeos difundidos nas redes. Na ocasião, vidraças também foram quebradas, mas o prédio não foi incendiado. A arquitetura da biblioteca também é diferente do edifício em chamas que aparece nas imagens…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos