Apurado pelo site Aos Fatos
Um vídeo que mostra carros em chamas em um estacionamento não foi gravado na França nem tem relação com a recente onda de protestos violentos que vem assolando o país europeu, como alegam publicações nas redes. O registro retrata um incêndio ocorrido em um pátio de carros na Austrália, em abril deste ano.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 12 mil visualizações no TikTok, 6.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (10). As peças de desinformação circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Posts nas redes difundem um vídeo que mostra carros em chamas em um estacionamento, como se tivesse sido gravado na França durante a recente onda de violência que se espalhou pelo país europeu. As imagens mostram, na realidade, um incêndio que destruiu dezenas de veículos em um pátio particular de carros em Perth, na Austrália, em 29 de abril de 2023.
Os veículos estavam em um estacionamento da empresa de leilão de automóveis Pickles Auctions, que informou que 60 veículos foram atingidos pelas chamas. A causa do incêndio não foi revelada…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos