Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou a PRF (Polícia Rodoviária Federal) a parar caminhões para retirar pneus importados e obrigou os caminhoneiros a pagar para reavê-los, como alegam publicações nas redes. A PRF desmentiu o boato e afirmou que não recebeu ordens para fazer apreensões de forma indiscriminada. As peças de desinformação fazem alusão a uma operação realizada em junho pela Receita Federal, que apreendeu somente pneus estrangeiros contrabandeados.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 550 mil visualizações no TikTok e 3.000 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (6). As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Publicações nas redes afirmam que o governo Lula autorizou a PRF a parar caminhões para retirar quaisquer pneus importados com o objetivo que os caminhoneiros posteriormente paguem para reaver os itens, o que é falso. A PRF informou ao Aos Fatos que não recebeu ordens para realizar apreensões de forma indiscriminada e que órgão tem como uma de suas atribuições, dentro do combate à criminalidade, o enfrentamento ao contrabando e descaminho de mercadorias, independentemente da natureza do produto encontrado durante as fiscalizações.
As peças checadas fazem alusão a Operação Rota da Borracha da Receita Federal, na região de Maringá (PR), em 27 de junho de 2023. A ação visava combater o comércio irregular de pneus estrangeiros. Em nota ao Aos Fatos, a Receita informou que lhe compete impedir a entrada no país de produtos que não tenham recolhido os impostos devidos e que tal medida serve para proteger a indústria nacional da concorrência desleal, bem como garantir que os comerciantes que atuam na legalidade não sejam expulsos do mercado por revendedores que praticam o contrabando e o descaminho.“Não houve nenhuma mudança de diretriz para a Receita Federal em relação aos pneus neste governo ou no governo anterior. O órgão continua cumprindo a função de gerenciar o comércio exterior seguindo as leis e normas que regem os processos de importação e exportação”, diz o texto…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos