Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o governo federal financiará, por meio do Ministério da Cultura, uma viagem de artistas aos Estados Unidos para que assistam ao show da cantora Beyoncé, como forma de homenagem ao ator Paulo Gustavo, morto por Covid-19 em 2021, como alegam posts nas redes. O Ministério da Cultura desmentiu o boato e informou que não há qualquer previsão de dispêndio de dinheiro público para que artistas façam a suposta viagem. A Jovem Pan, que difundiu a informação falsa, se retratou após receber notificação da AGU (Advocacia-Geral da União).
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 12 mil compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (7).
Posts nas redes enganam ao afirmar que o governo federal irá financiar uma caravana composta por 30 artistas para assistir ao show da cantora Beyoncé, nos Estados Unidos, em 29 de julho, por intermédio do Ministério da Cultura, como forma de homenagear o ator e humorista Paulo Gustavo, morto por Covid-19 em 2021. Em nota, a pasta negou que haja a previsão de dispêndio de dinheiro público para que artistas façam a suposta viagem ou participação do ministério no show.
Por meio do Portal da Transparência, o Aos Fatos verificou que não há quaisquer valores empenhados pelo Ministério da Cultura para financiar viagens de artistas para assistirem shows internacionais. Tampouco foi localizada na imprensa qualquer notícia sobre a organização de uma caravana de artistas para prestar homenagem ao ator…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos